MENSAGEM DE SETENTA DA ÁREA

Bem-Estar Espiritual e Temporal: Nossa Responsabilidade Individual

Bicycle Pedal and Chain

'Assim como o pedal — que conecta a roda traseira de uma bicicleta através de uma corrente — produz o movimento para acelerar a roda dianteira, a autossuficiência espiritual fornece todos os esforços e força para o nosso bem-estar temporal.'

Em 1984, quando eu estava a terminar o meu colegial, fui atropelado por um carro e passei algumas semanas no hospital. Como eu não tive a chance de completar minha escola secundária ao mesmo tempo que meus colegas, estava a sentir a minha vida a tornar-se problemática, sombria e sem esperança. Eu tinha uma grande questão em mente sobre o que eu iria me tornar.

Três anos depois, tive a oportunidade de ler o Livro de Mórmon, e isso me ajudou a entender que os homens são criados para alcançar o propósito pleno de sua existência mortal. Dizia: “Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria.” 1 Essas palavras me deram esperança e comecei a procurar os meios para ter essa alegria.

Ao refletir sobre as Escrituras, li o Livro de Mórmon e descobri que o Senhor estava a judar Néfi em todas as situações. Isso me deu a esperança de que o Senhor também me ajudaria se eu tomasse decisões certas e depois agisse. Desde então, minha vida mudou tornou-se completamente melhor.

O Livro de Mórmon iluminou minha vida e eu pude tomar decisões que me levaram a concluir minha Escola Técnica (mesmo tardio), encontrar um emprego, me casar e depois buscar minha educação — o que ainda continuo a fazer.

Aqui estão alguns princípios que aprendi através dessas experiências:

Estudar as Escrituras, ler as palavras dos profetas vivos e orar com real intenção convidará o poder de Deus em suas atividades. Néfi e seu povo são um grande exemplo e inspiração para qualquer um que busca uma vida equilibrada em relação ao bem-estar espiritual e temporal. 2 Busque a orientação do Senhor em tudo o que faz. Élder L. Tom Perry ensinou: “O Senhor ajuda quando recorremos a ele em momentos de necessidade, especialmente quando estamos comprometidos em fazer o seu trabalho e responder à sua vontade.” 3

Tenha fé para seguir e agir diligentemente. Élder David A. Bednar ensinou: “Por favor, observe a exigência de pedir com fé, o que eu entendo que significa a necessidade de não apenas expressar, mas fazer, a dupla obrigação de implorar e de realizar, a exigência de comunicar e agir. A fé é um princípio de ação. Se tivermos fé, nos tornaremos agentes para agir e não receber a ação.” 4 Presidente Marion G. Romney instruiu os santos, citando Brigham Young,“ Em vez de procurar saber o que o Senhor fará por nós, perguntemos: O que podemos fazer por nós mesmos.” 5 À medida que nossa fé nos leva a obedecer a seus mandamentos e a nos voltarmos para ele, ele estará pronto para ajudar onde não conseguirmos progredir.

Defina um plano que deseja alcançar. Se não sabemos o que podemos fazer — e se não podemos traçar um plano — nunca sairemos da escravidão da pobreza e da dívida. Será impossível alcançar a autossuficiência. Um plano sobre o que fazer para conseguir o que queremos nesta vida é o primeiro passo para nos tornarmos responsáveis ​​por nossas próprias vidas. Élder Robert D. Hales disse: “O plano de bem-estar é parte integrante do plano de salvação; as Escrituras fornecem a estrutura espiritual para o plano de bem-estar.” 7

Assuma a responsabilidade por sua própria situação e decida trabalhar duro. Élder Perry ensinou: “O princípio é o mesmo em todos os países, devemos nos esforçar para tornar-nos autossuficientes e não depender dos outros para nossa existência.” 8 A família de Joseph Smith é um exemplo maravilhoso de assumir responsabilidade pelo trabalho. Ele diz: 'Como as circunstâncias mundanas do meu pai eram muito limitadas, estávamos sob a necessidade de trabalhar com as mãos, contratando o trabalho do dia conforme a oportunidade. Às vezes, ficávamos em casa, e às vezes no exterior, e pelo trabalho contínuo permitia-nos uma manutenção confortável.” 9

No Livro de Mórmon, lemos sobre os jareditas que “eram extremamente industriosos… e trabalhavam em todo tipo de minério… e todo tipo de metais; e eles fizeram todo tipo de roupa. E eles fizeram todo tipo de ferramentas para cultivar a terra. E nunca poderia ser um povo mais abençoado do que eles e mais prosperado pela mão do Senhor.” 10

No Manual 2: Administrando a Igreja, lemos:

“Durante a Grande Depressão em todo o mundo, a Primeira Presidência falou sobre 'os males de um desemprego' e pediu que 'trabalhassem ... fossem reentrantes como o princípio governante da vida de nossos membros da Igreja.'” 11

O bem-estar espiritual e temporal é uma responsabilidade pessoal de todos e de cada um de nós — e só pode ser alcançado por meio da obediência às leis de Deus. Também vemos que o espiritual e o temporal estão inseparavelmente conectados, mas precisamos nos tornar espiritualmente autossuficientes antes que a autossuficiência temporal possa ser alcançada. Assim como o pedal — conectando a roda traseira de uma bicicleta através de uma corrente — produz o movimento para acelerar a roda dianteira, a autossuficiência espiritual dá todos os esforços e força para o nosso bem-estar temporal. Jesus, o Salvador, ensinou: “Mas buscais primeiro o reino de Deus, e a sua justiça; e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” 12 Ensinar a autossuficiência espiritual e temporal é ensinar a verdade espiritual não diluída.

Eu vim a saber simplesmente aplicando o Evangelho, e as palavras dos Profetas vivos que estes princípios são verdadeiros. Temos trabalhado e ainda estamos a trabalhar em família para alcançar a autossuficiência espiritual e temporal, e o Senhor realizou suas promessas para nós.

NOTAS

1. 2 Néfi 2:25